Grupo de Pesquisa da Ufam lança projeto Janelas Etnográficas
Um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) lançou na quinta (23) o projeto ‘Janelas Etnográficas. O Projeto surgiu a partir de inquietações comuns aos pesquisadores do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gênero, Sexualidades e Interseccionalidades da Ufam (GESECS). No entanto as pesquisas foram limitadas ou atravessadas pela pandemia da covid-19.
O Janelas Etnográficas é o espaço, nas redes sociais do grupo – facebook, youtube e instagram -, destinado para o compartilhamento de observações cotidianas durante a quarentena, das experiências de confinamento ou da relação das pessoas com o mundo ao seu redor.
Sob o formato de textos etnográficos, crônicas, poesias e ensaios visuais, o projeto está marcado pela experimentação sensível aos duros tempos que vivemos. Três janelas já foram lançadas, como piloto, nos dias 12, 31 de agosto e 8 de setembro. A programação é que, a cada semana, às quartas-feiras, uma nova janela seja postada.
Veja também: Mini festival de hambúrguer do Nacer ocorre neste sábado (26)
GESECS
Coordenado pelas professoras Fátima Weiss de Jesus e Márcia Regina Calderipe Farias Rufino, o GESECS é formado por um grupo de pesquisadores/as interessados/as em realizar pesquisa sobre gênero, sexualidades e suas intersecções. No contexto contemporâneo no Estado do Amazonas, que possa dialogar com pesquisas já realizadas no Brasil e ampliar o campo de estudos.
As atividades centram-se na realização de grupos de estudos, pesquisas, extensão, produção de textos, material didático e eventos relacionados à Antropologia. Além disso a Estudos de Gênero, Sexualidades e suas Interserccionalidades com ênfase na articulação entre pesquisa, ensino e extensão.