Espetáculo ‘Solatium’ une Corpo de Dança do Amazonas e Orquestra de Câmara no fim de semana
O espetáculo ‘Solatium’ une Corpo de Dança do Amazonas e Orquestra de Câmara no fim de semana, criado durante o período de confinamento ocasionado pela pandemia de Covid-19. O evento é gratuito e será apresentado no sábado (26), às 20h e no domingo (27), às 19h.
O diretor do CDA, Mário Nascimento, conta que antes do novo coronavírus chegar ao Amazonas e paralisar as atividades, já havia a ideia de trabalhar com a OCA em um novo projeto.
Com a pandemia, os bailarinos começaram a receber instruções para ensaios em casa e, após uma conversa com o regente titular da OCA, Marcelo de Jesus, a obra de Mozart foi usada como fio condutor para o surgimento de um novo espetáculo.
O processo teve a condução de Nascimento, mas também foi colaborativo. De casa, os bailarinos criavam suas coreografias e apresentavam ao diretor, que interferia e desenvolvia junto com o elenco.
Solatium
“Solatium”, em latim, significa conforto e consolo, que é a proposta que Nascimento quer levar ao palco com o CDA. Segundo ele o papel da companhia é levar um pouco de esperança para o público em meio ao tempos que vivemos.
De acordo com o maestro Marcelo de Jesus, para acompanhar o espetáculo, a Orquestra de Câmara do Amazonas vai apresentar os três “Divertimentos” de Wolfgang Amadeus Mozart. Ele afirma que sugeriu a obra por ser mais positiva que contrapõem os tempos atuais. Serão apresentadas em três obras, cada uma com três movimentos, totalizando 45 minutos de espetáculos
Veja também: Quartetos de Mozart e Beethoven são destaque no Teatro Amazonas
Funcionamento
Em setembro, o Teatro Amazonas reabre eventos para o público, com 50% da capacidade e seguindo os protocolos de saúde e segurança em prevenção a Covid-19. O uso de máscara é obrigatório para visitar o patrimônio histórico e ir aos eventos. Confira a programação completa no Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e no site do Teatro Amazonas (teatroamazonas.com.br).
O funcionamento do Teatro Amazonas para visitas turísticas permanece de terça a sábado, das 9h às 15h. O espaço permite grupos de visitas com até 20 pessoas, para evitar aglomerações.
O agendamento para as visitas já está disponível pelo link.
Protocolos
O Teatro Amazonas adotou todos os protocolos para prevenir a transmissão da Covid-19, como distanciamento social de 1,5 metro, totens de álcool em gel em pontos estratégicos, funcionários treinados e com equipamentos de proteção, aferição de temperatura na entrada do espaço e limpeza e higienização do local.
A saída do público após os eventos é realizada de forma imediata pelas portas laterais e frontais. Não é permitida a permanência no Hall do Teatro Amazonas.