Ana Marcela Cunha e Allan do Carmo sobem ao pódio em prova de 10km, na Ilha da Madeira
Depois do excelente resultado na Travessia de Capri-Napoli, que marcou a retomada das competições de maratona aquática em 2020, o Brasil voltou ao pódio na Travessia da Ilha da Madeira. Ana Marcela Cunha conquistou o ouro e Allan do Carmo a prata na prova que foi realizada neste sábado, em Funchal, na Ilha da Madeira, em Portugal.
Vice-campeã na Travessia de Capri-Napoli após percorrer 36km, Ana Marcela caiu no mar para nadar a distância olímpica de 10 km. Seis vezes melhor do mundo, ela completou a prova em primeiro com o tempo de 2h10m25s, seguida da portuguesa Mafalda Sofia Rosa e a espanhola Paula Ruiz Bravo, que completou o pódio.
Na elite masculina, pódio ficou novamente dividido entre Portugal, Brasil e Espanha. Allan do Carmo completou o percurso colado no campeão Tiago Campos, de Portugal. O espanhol Guillem Belmonte ficou com a terceira colocação.
Travessia da Ilha da Madeira:
Cerca de 255 competidores participaram da Travessia da Ilha da Madeira, nas mais diversas categorias. Mas nos 10km, distância olímpica na qual a brasileira brigará por uma medalha em Tóquio, no ano que vem, Ana Marcela além de ter vencido, ficou com a quinta colocação na classificação geral, entre homens e mulheres.
– O evento foi maravilhoso. Lugar encantador, organização nota dez, condições do mar excelentes, água limpa e cristalina, deu até para curtir a passagem de alguns peixes pelo caminho. Sigo treinando aqui por mais uns 10 dias, até viajar para nadar 10 e 5km no Campeonato Francês – comentou Ana.
A dupla brasileira foi para a Europa em agosto, para a Missão Europa. Trata-se de uma ação do Comitê Olímpico do Brasil em parceria com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos. O projeto objetiva colocar os atletas do Brasil em atividade depois do período de isolamento social, causado por conta da pandemia da COVID-19. Depois dos treinamentos em Portugal, Allan do Carmo e Ana Marcela permaneceram na Europa. Dupla disputará, nos dias 26 e 27 de setembro, o Campeonato Francês de Maratonas Aquáticas.
Veja também: Portal Maloca – Tiago Nunes não é mais técnico do Corinthians
Fonte: Globo Esporte