Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos está com inscrições abertas
As inscrições para o Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos, estão abertas. Com o objetivo de disseminar a cultura dos Direitos Humanos e democratizar o acesso à cultura por meio de obras cinematográficas. O Instituto Cultura em Movimento acaba de abrir as inscrições para o Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos. O Circuito irá distribuir 1.000 kits contendo DVDs com 10 filmes entre curtas, médias e longas-metragens para instituições e espaços culturais de todo o Brasil.
Podem se inscrever associações de bairros, bibliotecas, cineclubes, institutos federais de educação profissional, científica e tecnológica. Assim como museus, pontos de cultura, sindicatos, telecentros, unidades de ensino da educação básica, unidades do “Sistema S”, universidades, embaixadas e consulados brasileiros. A inscrições devem ser feitas no link.
Para participar do projeto, as instituições devem ter espaço apropriado e acessível para a realização de sessões em formato digital. Dessa forma necessário equipamentos à exibição (aparelho de DVD, projetor e sonorização), capacidade para organizar as sessões, divulgar o projeto em sua localidade e mobilizar público.
O projeto
“Queremos, com esse projeto, ampliar os espaços de debate e discussão, e contribuir para a formação de uma nova mentalidade coletiva para o exercício da solidariedade, do respeito às diversidades e da tolerância. A finalidade do Circuito é, sobretudo, educar para o respeito aos Direitos Humanos”, diz a diretora geral do Circuito, Luciana Boal Marinho.
Os filmes estão em fase de seleção e os títulos serão divulgados até o dia 30 de setembro. Todas as dez obras escolhidas terão temas relacionados aos Direitos Humanos. Além dos 10 filmes, os kits incluem guia de como preparar uma sessão de exibição, informações sobre os filmes. Além de Informações sobre Educação em Direitos Humanos e cartazes de divulgação. Os mil kits serão distribuídos a partir do dia 15 de dezembro e todas as obras serão enviadas com closed caption, audiodescrição e libras, já que uma das premissas do Circuito é a acessibilidade.
O Circuito Difusão Cinema e Direitos Humanos é uma realização da Secretaria Especial de Turismo e Ministério da Cidadania, e tem produção do Instituto Cultura Em Movimento – ICEM.
Veja também – Teatro Manauara reabre com projeto ‘Manauara Cultural’