Amazonas retoma atividades de ecoturismo em dez unidades de conservação
Dez Unidades de Conservação (UC) de ecoturismo do Amazonas já estão autorizadas a reabrirem para visitação do público externo. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (11), propõe a retomada das atividades nas áreas protegidas localizadas em Manaus, assim como no entorno dos municípios.
Com isso, fica autorizada a retomada das atividades de ecoturismo para: visitação, filmagem e pesquisa científica que não envolvam o contato direto com os moradores.
Conforme portaria, estão autorizadas a reabrir as seguintes UC:
- Parque Estadual (Parest) Sumaúma;
- Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Puranga Conquista;
- Área de Proteção Ambiental (APA) Margem Direita do Rio Negro setor Paduari-Solimões;
- RDS do Rio Negro;
- APA Caverna do Maroaga;
- APA Margem Esquerda do Rio Negro setor Aturiá-Apuauzinho;
- RDS Uatumã;
- Parest do Rio Negro Setor Norte;
- Parest do Rio Negro Setor Sul;
- APA Margem Esquerda do Rio Negro setor Tarumã-Açu/ Tarumã-Mirim;
Atividades permitidas
Primeiramente, voltam a funcionar, nesta etapa voltam a funcionar apenas as atividades de turismo de contemplação da natureza.
Entretanto, a retomada das atividades regulares nas dez Unidades de Conservação só deve ocorrer, em sua totalidade na segunda etapa de reabertura, que inicia a partir do dia 31 de agosto.
Do mesmo modo, a reabertura das outras 32 UC gerenciadas pela Sema dependerá da evolução dos casos de Covid-19 nos municípios.
Saiba mais sobre Turismo: Comunidades indígenas se preparam para receber turistas no novo normal
Retomada do Turismo no AM
A participação em eventos de capacitação como retomada do turismo é a aposta da Amazonastur para reaquecer o mercado. Com isso, a entidade tem participado de eventos virtuais de capacitação.
Segundo o órgão, o modelo de turismo do Estado vai atrair os visitantes de um novo perfil na pós-pandemia, pois os atrativos do Estado não reúnem aglomerações.
Mais notícias: Teatro Amazonas é destaque na galeria de melhores fotos da Reuters