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Com o apoio do Governo do Estado, a Feira do Empreendedor Sebrae celebrou o papel crescente da economia criativa, com ênfase na moda autoral amazonense. O evento, que ocorreu no Sesi Clube do Trabalhador, em Manaus, entre os dias 19 e 21 de setembro, reuniu mais de 200 expositores de diversos setores, fortalecendo o empreendedorismo local.

Inclusão e diversidade no centro das discussões

Um dos destaques da feira foi a roda de conversa sobre inclusão e diversidade, que contou com a participação do secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, além dos estilistas amazonenses Sioduhi e Wanglêys Manaó. A mediação ficou por conta de Jessilda Furtado, idealizadora do Amazon Poranga Fashion. Durante o diálogo, foram discutidas as ações da Secretaria de Cultura no fomento à economia criativa, como a inclusão da moda e do artesanato nas políticas públicas.

Marcos Apolo destacou a importância econômica da cultura: “A cultura tem vários valores, históricos, intangíveis, mas também tem o valor econômico para profissionais que vivem do fazer cultural para pagar as suas contas”. Ele também ressaltou o impacto de políticas federais, como as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo, que têm contribuído para o fortalecimento do setor cultural no Amazonas.

Moda amazônica em evidência

A moda autoral também brilhou durante o evento, com a participação de estilistas como Sioduhi, que ressaltou o potencial econômico do setor. “A moda ainda é muito vista como uma forma de brincadeira, sendo que na moda circula a economia, ela paga pessoas, contrata serviços”, afirmou o estilista. O desfile promovido pelo projeto Amazon Poranga Fashion apresentou criações que vão desde a moda indígena até o street style, utilizando tecidos sustentáveis e técnicas manuais.

Tecnologia e cultura se encontram

Outro atrativo da feira foi o estande “Aqui Tem Cultura”, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O espaço destacou três indústrias criativas: Âmbar Prata, Peripécias Ateliê e Jarina Brand, que expuseram suas joias, encadernações e peças de moda autoral. Além disso, o público pôde fazer uma visita virtual ao Teatro Amazonas, usando óculos de realidade virtual, experiência que encantou visitantes como a designer Naili Dias. “Parecia que eu estava voando e participando de tudo. Aguçou ainda mais a curiosidade de conhecer de perto”, comentou ela.

Nos três dias de feira, a equipe da Secretaria realizou mais de 90 atendimentos no Cadastro Estadual da Cultura, esclarecendo dúvidas e orientando artistas sobre o acesso a editais culturais, como os da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

Foto: David Martins/Secretaria de Cultura e Economia Criativa