calendar_today julho 5, 2024 person Portal Maloca mode_comment 0

A cultura popular e o folclore do Amazonas serão celebrados na 66ª edição do Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro, com a abertura marcada para o dia 12 de julho, às 20h, no Centro Cultural Povos da Amazônia (CCPA), Distrito Industrial, antiga Bola da Suframa. A entrada é gratuita, e a noite de abertura contará com o show da banda nordestina Canários do Reino.

 

Leia também: Amazon Tecnogame confirma as atrações para o evento

 

O festival, promovido pelo Governo do Amazonas por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, reúne 65 grupos folclóricos e seis bois-bumbás de Manaus. Após a noite de abertura, a programação das danças dos grupos folclóricos se estenderá de 13 a 24 de julho, no CCPA. A disputa entre os bois-bumbás de Manaus ocorrerá nos dias 26 e 27 de julho, no Sambódromo.

 

Expressão Cultural Consolidada

 

Marcos Apolo Muniz, secretário de Cultura e Economia Criativa, destacou a importância do festival como uma expressão cultural consolidada no estado. “Os grupos folclóricos são participativos, representando comunidades e bairros de Manaus, muitos deles inseridos nas 66 edições do festival, se adaptando às diferentes locações até chegar ao Povos da Amazônia, espaço cultural do Governo do Estado”, afirmou o secretário. “A cada dois anos, o regulamento passa por atualizações em consonância com os grupos folclóricos, o que determina o formato democrático do festival”, assegurou Apolo.

 

Programação da Abertura

 

A programação do dia 12 de julho começará às 20h, com apresentações dos grupos folclóricos Afobados na Roça, Olinda na Roça, Junina Cabocla, Nhô Chico Junino, Fogueira Ardente, Caipira na Roça da Betânia, e será encerrada com a atração nacional, a banda Canários do Reino.

Originária do Ceará, a banda de forró Canários do Reino tem mais de 52 anos de atividade, sendo uma das mais antigas representantes do gênero musical. Com uma agenda repleta de shows em diversas regiões do Brasil, a banda é conhecida pelas vozes marcantes de Sobrinho Alves e Katiane Araújo, e pelo repertório de sucessos como “Pra Tirar Coco”, “Quero Chá”, “Pagode Russo” e “Casamento na Fogueira”.

A programação completa do 66º Festival Folclórico do Amazonas – Categoria Ouro está disponível no Portal da Cultura.

 

Foto: divulgação/Secretaria de Cultura e Economia Criativa