AteliRê promove oficina infantil para estimular pintura com tintas naturais
Estimular a habilidade da pintura nas crianças por meio de tintas feitas com materiais como terra, urucum, açafrão, café, beterraba e folhas é a proposta da “Oficina com tintas naturais”, promovida pelo AteliRê (ateliê de artes para crianças e jovens), no dia 4 de maio. As tintas são preparadas com a ajuda das crianças na oficina.
A oficina será dividida em duas turmas (uma de 9h às 11h e outra de 15h às 17h) na sede da escola, localizada na Rua Fortaleza, 200, bairro Adrianópolis (dentro da Hípica Nissim Pazuello). A oficina é voltada para crianças de 3 a 10 anos e as inscrições podem ser feitas por meio do telefone (92) 98468-9557 ou por meio da página no Instagram @atelire_oficial. O valor da oficina custa R$ 50.
A oficina será ministrada pela artista visual e pedagoga Rejane Melo, que é a diretora do AteliRê. Ela explica sobre os benefícios da prática artística com as tintas naturais. “Ao ter contato com as variedades de pigmentos que são de fácil acesso, as crianças desenvolvem a imaginação, criatividade, concentração, a percepção das texturas no contato de diferentes misturas”, coloca ela.
Leia também: Obra literária amazonense sobre amor e relacionamentos ganhará versão em braille
O conteúdo programático da oficina é composto por módulos que falam sobre a descoberta dos pigmentos, experiências com os materiais e, na prática, também executa a criação de pintura com os pigmentos criados. “Queremos usufruir da natureza de forma consciente. Produzir tintas traz para as crianças vivências e experiências significativas com o meio natural, com a arte e cultura. Nossos ancestrais já utilizavam as tintas naturais na arte rupestre”, aponta Melo.
Sobre a escola
O AteliRê oferece aulas de pintura em tela, aquarela, iniciação ao desenho e oficinas criativas, recorte e colagem, de esculturas com argila, pintura em camisetas, bordado em papel e reciclagem. A unidade funciona às quintas e sextas, com turmas das 15h às 17h; e aos sábados, com turmas de 9h às 11h, 10h às 12h e 14h às 16h.
Uma vez ao mês, o local promove atividades lúdicas, onde resgata as brincadeiras infantis, atividades com a oportunidade de fazer os alunos sentirem a terra, brincarem com pé no chão e com tintas naturais, além de promover experiências que envolvem contato com animais.
O ateliê de artes trabalha com crianças a partir dos dois anos e meio, e estendeu a experiência para jovens e adultos também. Atualmente, a unidade se prepara para iniciar o curso de marcenaria infantil. O ateliê também está abrindo turmas às terças e quartas, nos turnos matutino e vespertino.
“Com o AteliRê, queremos proporcionar momentos de crescimento lúdico e enriquecedor de diversas formas através da arte, expandindo a visão de mundo, estimulando a criatividade e a capacidade de se expressar, através do desenho, pintura, escultura, fotografia ou por meio do brincar”, declara Rejane.
Conteúdo
Nos cursos, são abordados tópicos como as técnicas artísticas de pintura em tela ou desenho, pintura do esboço até a finalização, perspectiva e área, dramaticidade existente na pintura, além de explicar sobre como utilizar os esquemas das cores, entre outros.
“As atividades artísticas são extremamente importantes no desenvolvimento infantil, porque promovem expressão e comunicação, criatividade e imaginação, autoestima, apreciação estética e resolução de problemas com mais confiança”, destaca Melo, sobre os benefícios trazidos pelas atividades artísticas.
Viagens
Durante os oito anos de existência do AteliRê, a escola de artes participou de exposições nacionais em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador; e também já expôs em outros países, como França, Estados Unidos, Canadá, República Dominicana, Alemanha, Argentina, Chile, Itália, Bulgária, Holanda, Inglaterra, Emirados Árabes Unidos e Japão.
Fotos: Divulgação