Oficinas de Criatividades formam Jovens refugiados nesta sexta
Mais de 40 jovens refugiados e migrantes venezuelanos participarão da cerimônia de formatura da série de Oficinas de Criatividades do CIEE, em torno das programações referentes ao Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta semana.
O evento acontecerá nesta sexta-feira (23), das 14h às 16h, no Palacete Provincial, localizado na Praça Heliodoro Balbi (Praça da Polícia), S/N – bairro Centro de Manaus.
A cerimônia será realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), em parceria com a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), Organização da Sociedade Civil (OSC) Hermanitos e Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA Amazonas), com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Amazonas.
O evento terá a participação dos jovens, seus familiares, instituições públicas e privadas, e empresas contratantes e interessadas na contratação de jovens refugiados como aprendizes.
As oficinas foram realizadas pelo CIEE nas sedes da ADRA e Hermanitos, promovendo o desenvolvimento de habilidades interpessoais, soft skills e conhecimentos sobre o mundo do trabalho para acesso a oportunidades de Jovem Aprendiz aos jovens refugiados. Os formandos das oficinas são apoiados pela ADRA e Hermanitos, em parceria com ACNUR, em demais capacitações e encaminhamentos.
Inclusive, os participantes apoiados pelo Hermanitos fazem parte do projeto “Jóvenes en Acción”,em parceria com o Ministério Público do Trabalho no Amazonas e Roraima (MPT-AM/RR) e ACNUR, que compõe jornada de capacitação profissional e inserção de adolescentes e jovens refugiados em programas de aprendizagem profissional em Manaus.