Como tornar novas oportunidades em sucesso?
A presença das mulheres no empreendedorismo é cada vez maior, é o que aponta uma pesquisa realizada pelo Instituto Rede Mulher. O Brasil ocupa a sétima posição no ranking mundial do empreendedorismo feminino e o Amazonas está entre os três estados que superam a média nacional: 59%. Apesar dos dados otimistas, a especialista em estratégia de carreira Ghiysa Benchimol faz um alerta: “a primeira coisa que quem quer empreender precisa investir para o seu negócio ter sucesso é em conhecimento!”
Ainda conforme a especialista, o medo pode paralisar e atrapalhar o desenvolvimento da mulher que deseja empreender. Porém, existem estratégias que podem auxiliar o futuro empreendedor a passar por esse início sem desistir do seu objetivo de ter o próprio negócio.
“Eu, geralmente, oriento a mulher empreendedora a traçar uma lista de ações para ter sucesso. O primeiro passo é montar um bom plano de ação. Não adianta ficar só no papel, mas é importante planejar antes o que vai fazer é arregaçar as mangas. Definir nichos, pesquisar valor do investimento e estabelecer quanto vai cobrar do cliente são fundamentais também. A mulher também precisa avaliar a concorrência para ver como se diferenciar dos demais. Ela também precisa conhecer o seu público alvo. Procure saber qual a melhor forma de conversar com eles e entenda as suas necessidades”, destacou Ghiysa Benchimol.
Menos de 40% das empresas sobrevivem aos primeiros cinco anos. Ou seja, é importante que a empreendedora tenha cuidado para não virar estatística.
“É bom ter ‘pé no chão’ para ser bem-sucedido nessa jornada. Empreender é dedicar grande parte do seu tempo. É cada vez mais importante conhecer técnicas de vendas, as inovações em atendimento e marketing, ferramentas de administração e gestão”.
Palestra
Utilizando todos os seus conhecimentos da consultoria de carreira e de imagem, Ghiysa Benchimol fará a palestra “Como se vestir para ganhar R$ 1 milhão”, no evento “Mulheres & Negócios – Lideranças que inspiram”, que ocorre no dia 30 de março, no Teatro Manauara (Manauara Shopping, avenida Mário Ypiranga, bairro Adrianópolis).
O evento é promovido pelo Sebrae Amazonas. As inscrições podem ser feitas no am.lojavirtualsebrae.com.br.