calendar_today janeiro 19, 2023 person Portal Maloca mode_comment 0

Em uma noite fria, milhares de amazonenses acompanharam de Manaus, pelo canal Combate, a edição 51 do INVICTA, evento de Mixed Martial Artes (MMA), diretamente da cidade de Denver, estado do Colorado, nos Estados Unidos da América (EUA). Quatro brasileiras lutaram no evento, entre elas Ketlen Souza, a Esquentadinha, da Carioca Academia.

A amazonense disputou o título da categoria peso Mista, até 57 quilos contra a Kristina Williams, de Oklahoma, mais alta e com maior envergadura.

Lutando de amarelo, Esquentadinha entrou na área de luta com a obrigação de vencer, por ser considerada favorita.

Chutes fortes embaixo e um potente cruzado de direita ligaram o alerta de Kristina, que encurtou a distância, derrubou a amazonense e caiu por cima aos três minutos. Posição praticamente inalterada por um minuto, até KETLEN levantar e acertar um cruzado de esquerda. Antes do fim do primeiro round, uma queda de judô, mas no geral tudo empatado.

No segundo round mais uma vez a meia distância favoreceu KETLEN Souza. Aos 20 segundos um cruzado de esquerda da brasileira fez a torcida vibrar.  Em mais uma ação de quem gosta da luta solta, Esquentadinha acerta o calcanhar no rosto da adversária com um chute rodado. Kristina mais uma vez leva a luta pro chão e fica por cima, sem eficácia e travando a luta até a intervenção do árbitro aos quatro minutos.   Mais uma vez vantagem para a amazonense.

O terceiro tempo da disputa KETLEN inicia caminhando pra frente e aumentando a movimentação lateral. Aos 90 segundos foi KETLEN que levou a luta pro chão, por menos de 10 segundos. Aos 4 minutos a luta vai pro chão, com Ketlen por cima, aplicando socos e cotoveladas, uma delas abrindo o supercílio direito da americana, com sangue em abundância no octógono. Mais uma vantagem pra amazonense.

O quarto Round foi uma repetição do terceiro, com KETLEN na trocação e a americana tentando a luta de solo.  Kristina muito temerária por conta do corte no supercílio perdeu energia, mas KETLEN não conseguiu tirar muita vantagem do ferimento da adversária. Round equilibrado, com leve vantagem pra brazuca.

Nos últimos cinco minutos, os mais importantes da carreira de Esquentadinha, o jogo seguiu em pé, sem nenhum golpe contundente. Sob a orientação de Samir Nadar e Cristiano Carioca com seus “issoooo”, perfeitamente audíveis pela televisão , KETLEN administrou a vantagem construída nos rounds anteriores e conquistou o título.

 

Foto: divulgação