calendar_today novembro 19, 2022 person Portal Maloca mode_comment 0

Cerca de 90 jovens e adolescentes participam do “Ajuri das Juventudes”, uma imersão em formato hackathon para criação de soluções para o saneamento básico em Manaus.

A atividade, que também é conhecida como Youth Challenge ou Desafio Jovem, começou na sexta-feira (18/11), e conta com participantes com idades entre 16 e 24 anos.

O evento acontece no Casarão da Inovação Cassina, localizado na Rua Bernardo Ramos esquina com a Rua Governador Vitório, bairro Centro, em Manaus.

A iniciativa é uma promoção da parceria inédita entre a Águas de Manaus e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

A imersão tem como objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para economia verde.

Com foco em capacitar adolescentes e jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.

“Com certeza o Ajurí das Juventudes será uma experiência incrível para o UNICEF que agora está com a estratégia de mudanças climáticas dentro do nosso programa de país e as parcerias são essenciais para pensarmos o acesso justo à água, saneamento e higiene. Trouxemos a experiência do nosso time internacional para construir junto com as juventudes de Manaus o Ajurí, que é esse mutirão pelo impacto das comunidades da capital amazonense”, afirma Felipe Gonzalez, Oficial de Programas do UNICEF para iniciativa Generation Unlimited – 1MiO.

“Com certeza um evento como o Ajurí das Juventudes nos motiva a novos desafios e traz ideias importantes para conhecermos a situação das pessoas que moram em flutuantes, palafitas, por exemplo, para buscarmos avançar no saneamento básico nessas comunidades. Precisamos de uma cidade para todos, onde possam ter acesso a serviços essenciais à vida. E o nosso lema é água, saneamento, higiene e mudanças climáticas. É cuidar do planeta também, para garantir um mundo melhor para as gerações futuras”, declarou Semy Ferraz, gerente de responsabilidade social da Águas de Manaus.

 

“Ajurí das Juventudes”

 

Foram selecionados 90 participantes, moradores de Manaus e região metropolitana. Eles serão divididos em times na maratona com a recepção dos adolescentes e jovens para apresentação do desafio e dinâmica do evento, bem como serão formadas as equipes com os participantes.

“O Casarão Cassina está sempre de portas abertas para iniciativas inovadoras como o Ajurí das Juventudes, que tem uma proposta de grande impacto social no campo da água, saneamento e higiene. Estamos em um ambiente projetado para pensar essas soluções, haja visto que se trata de um local conceitual, que já foi premiado como melhor ambiente colaborativo de Manaus para se trabalhar inovação e tecnologia. Nada melhor que fortalecer essas iniciativas em um ambiente de tecnologia, levando solução de acesso à água para as pessoas da nossa cidade”, garantiu Rady Gomes, titular da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi).

Para Tayla Castro, 24, estudante de pedagogia, que participa de iniciativas do UNICEF desde 2016, o evento é uma oportunidade ímpar para dar vez e voz às potencialidades dos jovens.

 

Veja mais: Feijuca do Reino Unido da Liberdade movimenta o fim de semana em Manaus

 

“Trazer a juventude para ser ouvida a fim de contribuir para propor novas soluções para o saneamento básico de Manaus é muito motivador. Considero que a maior premiação é poder estar participando e ter a oportunidade de construir junto às equipes novos projetos para proporcionar qualidade de vida para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social”, afirma.

No sábado (19/11), durante o período da manhã, cada grupo de 30 adolescentes e jovens fará uma imersão nas comunidades previamente selecionadas, que são: Itaporanga, Beco do Nonato e Catalão.

E no período da tarde seguem participando de rodadas de mentorias no Casarão da Inovação Cassina.

Os projetos compreenderão três tipos de comunidades: uma de terra firme, uma de palafitas e uma flutuante.

Os participantes deverão apresentar propostas de soluções voltadas às realidades das suas respectivas comunidades visitadas, levando em conta o tema das mudanças climáticas.

No domingo (20/11), terceiro e último dia do evento, os adolescentes continuam participando de capacitação no Casarão e ao fim da imersão, três projetos serão escolhidos por uma comissão formada por representantes da Águas de Manaus, UNICEF, Fundação Rede Amazônica e outras entidades parceiras.

O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 22 de novembro, no Palácio Rio Negro.

“A pauta de mudanças climáticas é urgente e realizar o nosso Ajurí das Juventudes (Youth Challenge), em novembro, faz parte da nossa agenda climática do UNICEF, pois consolida uma série de ações que estão acontecendo, desde o nível municipal, com as atividades de mudanças climáticas nos Núcleos de Cidadania dos Adolescentes, os (NUCAs), até o internacional, com a participação estratégica e significativa de jovens na COP 27″, esclarece Rayanne França, Oficial de Desenvolvimento e Participação de Adolescentes do UNICEF Brasil.

 

Sobre o Youth Challenge ou Desafio Jovem

 

O Youth Challenge, tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e habilidades para preparar os jovens para uma transição positiva para economia verde.

Com foco em capacitar jovens sobre os desafios relacionados aos temas abordados, conectá-los a empregos na economia verde apoiar empreendedores sociais e ampliar o repertório dos participantes sobre as questões climáticas, biodiversidade e meios de subsistência sustentáveis.

 

Foto: divulgação