A 43ª edição dos Jogos Escolares do Amazonas (JEA’s) iniciou nesta quinta-feira (14/07) quebrando o hiato de dois anos trazidos pela pandemia de Covid-19.
Os alunos da Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seduc) se prepararam, alcançaram vitórias nas seletivas intermunicipais e agora buscam conquistas nas 20 modalidades que serão disputadas nos dez dias de jogos.
A abertura acontece às 10h de quinta-feira, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, localizada na zona Centro-Sul de Manaus, e vai contar com representantes de 29 municípios do interior do Amazonas e de Manaus. O JEA’s é a seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs).
Os JEA’s acontecem de 14 a 24 de julho, com a disputa dos campeões dos pólos do interior, das escolas estaduais, municipais, federais e particulares. A secretária estadual de Educação, Kuka Chaves, frisa que o momento é de celebração pelo retorno dos jogos e que a prática é um incentivo para os estudantes viverem o mundo esportivo.
“O Jogos Escolares do Amazonas incentivam, no meio estudantil, a prática desportiva, e trazem benefícios educacionais para toda a comunidade escolar. O esporte fomenta a inclusão social, promove a saúde e, junto com tudo isso, traz o fortalecimento da educação. Serão dez dias intensos, com ótimas disputas e um experiência ímpar para os atletas”, destaca a secretária.
Estrutura
Iniciado por meio de seletivas internas realizadas durante o ano e divididas em dez polos municipais, os estudantes da rede estadual classificam-se nas melhores equipes nas modalidades coletivas de Futebol de campo, Futsal, Handebol e Voleibol.
No Xadrez, a Secretaria de Educação está representada pelos sete melhores classificados nas categorias infantil e juvenil, nos naipes masculino e feminino para a realização do JEA’s na capital.
Ao todo, o evento terá 20 modalidades esportivas: Atletismo, Badminton, Basquetebol, Basquete 3×3, Ciclismo, Futebol, Futsal, Ginástica Rítmica, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Voleibol, Vôlei de Praia, Wrestling, Xadrez e as modalidades para Pessoas com Deficiência (PcD).
Os estudantes participantes são divididos em duas faixas etárias: Infantil, de 12 a 14 anos para os nascidos de 2008 a 2010, e Juvenil, de 15 a 17 anos para os nascidos de 2005 a 2007.
JEBs
Os vencedores dos JEA’s poderão competir nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs). A fase nacional está prevista para ser realizada de 1º a 18 de setembro contando com a com a participação de estudantes e professores de todo o Brasil.
Fotos: Eduardo Cavalcante/Seduc