Beber vinho diariamente ajuda na prevenção de doenças do coração
Você já deve ter ouvido falar que vinho faz bem ao coração. Tradição entre os brasileiros e símbolo de renovação, o vinho também pode ser um bom aliado quando o assunto é saúde.
Na dose certa, a bebida pode fazer bem ao coração e equilibrar a pressão arterial. O cardiologista Rizzieri Gomes comenta que a quantidade recomendada por dia faz toda a diferença, mas com ressalvas.
“A dose recomendada é em torno de duas a duas taças e meia para homem e uma uma taça e meia para mulher. existem alguns estudos que mostram benefícios de consumo regular dessas bebidas por conta de antioxidantes, mas é importante que ressaltar que ela não deve ser utilizada como remédio, uma vez que ela não é nem prescrita, por conta da bebida alcoólica e outros fatores de riscos também. ela não substitui uma alimentação saudável e atividade física”, destacou.
Mas cuidado! Apesar dos benefícios, o vinho possui alto teor de álccol, e como toda bebida alcóolica, traz uma série de riscos. Ou seja, não exagere.
“Quando a gente fala de benefício a gente tá falando do padrão cardiovascular. O álcool para outras doenças independente da dose que você consome é fator de risco, então é importante deixar isso bem claro”, comentou.
A gerente de mídias sociais, Fernanda Farias sabe dos benefícios, e na casa dela, já virou rotina beber uma taça de vinho toda semana.
“Eu sempre tenho garrafas de 20 em casa porque eu sempre gostei de degustar vinho tinto seco. então, por semana, eu bebo duas taças, por semana, a não ser em eventos específicos, jantares que aí acaba tomando um pouco mais às vezes três taças quatro taças mas geralmente por semana são duas taças”, disse.
Tudo bem, Fernanda! Se moderar na quantidade e manter uma rotina saudável, não faz mal. O coração agradece.
Foto: Agência Brasil