Os Tucumanus apresentam ‘Baile de 15 anos’ no Teatro Amazonas
Nesta sexta-feira (10/09), às 20h, Os Tucumanus sobem mais uma vez no palco do Teatro Amazonas para uma apresentação especial. Desta vez, com o show “Baile de 15 anos”, que marca o aniversário do grupo. A entrada é gratuita, mediante agendamento pelo Portal da Cultura (cultura.am.gov.br) e apresentação da carteira de vacinação contra a covid-19.
Além de celebrar a data, o evento, que tem apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, também busca promover um registro da história do grupo, assim como movimentar o cenário de produtores e técnicos parceiros da banda, que ficou economicamente abalado por conta da crise de saúde que paralisou as produções artísticas e culturais em todo o mundo.
Leia também: ‘Movimento RG’S’ estimula criações de artistas de grupos sociais historicamente excluídos
O show também marca o retorno da Tucumanus completa. “As composições não pararam. Mas a vontade de poder apresentá-las ao público está fazendo vibrar nossas melhores energias para esse show”, comenta Clovis Rodrigues, vocalista e fundador da banda.
“Estamos com sede e saudade de nos apresentarmos juntos em um mesmo palco. Poder realizar esse reencontro em um lugar e momento tão especial para todos nós vai ser, sem dúvida, mais um capítulo memorável da nossa história”, pontua Denilson Novo, vocalista e fundador da banda.
Sobre a banda – Os Tucumanus apresentam, desde 2006, um repertório 100% autoral, com músicas que tratam do cotidiano urbano e regional amazônico. Em setembro de 2021, o grupo completa 15 anos de estrada e de importantes realizações em sua trajetória artística e cultural, tais como: única banda amazonense a se apresentar na maior festa do Brasil no exterior (Brazilian Day, em New York – 2012); participação no Festival de Música da Cidade Canção (FEMUCIC, Maringá́– PR – 2012); primeiro lugar no festival Canção da Mata, promovido pelo SESC-AM, em 2011; destaque em coletâneas internacionais e matérias em jornais estrangeiros como o britânico “The Guardian” e em programas nas TVs e festivais de cinema europeus; além de projetos de incentivo e valorização da cultura amazonense, como o Movimento Cultural do Pirão, criado pelo grupo no fim de 2013.
Atualmente o grupo é formado por Clóvis Rodrigues (vocal e efeitos percussivos), Denilson Novo (guitarra e voz), Neil Armstrong Jr (guitarra e voz), Mário Ruy (baixo e voz) e Matheus Simões (bateria).