A Livraria dos Achados e Perdidos: Todo livro personifica a história de alguém
Inicialmente talvez você ache que esse livro é apenas mais um romance, porém, A Livraria dos Achados e Perdidos, traz assuntos bem mais complexos e sensíveis do que você imagina.
Lançado em novembro de 2020 e escrito pela Susan Wiggs, A Livraria dos Achados e Perdidos conta a história de Natalie Harper, que tinha praticamente tudo o que um adulto deseja, um trabalho bem remunerado e uma pessoa amada. Mas ela não esperava que no meio dessa vida perfeita, aconteceria muitas coisas ruins uma atrás da outra.
Leia também: Do lixo ao luxo: Vale a pena assistir o Esquadrão Suicida de James Gun?
O INÍCIO
Nas primeiras páginas a protagonista é apresentada em um evento de promoção no trabalho e um acordo de um milhão realizado na Pinnacle Vinhos Finos, onde ela aguardava a chegada de sua mãe, Blythe Harper, que era dona da Livraria dos Achados e Perdidos, porém ela estava demorando. Natalie mentaliza sua mãe, inicialmente, como alguém que nunca comparecia a eventos importantes para a filha, porém no decorrer do livro é possível conhecer como era realmente a relação delas.
O que Natalie demonstra no decorrer das páginas é uma espécie de falta de paixão pela vida, dizia que não suportava o trabalho e que só estava ali para ter uma carreira estável. E sobre sua vida amorosa, seu namorado Rick mesmo sendo engenheiro de aviação e piloto, bonito e vinha de uma boa família, a relação deles, segundo Natalie, era muito previsível, sem imaginação ou desafios.
Até que chega o momento em que a protagonista é atingida pelo momento mais difícil de sua vida, e depois disso, ela não consegue mais forças para continuar no trabalho e decide ir para sua cidade natal trabalhar na Livraria dos Achados e Perdidos, a qual estava em péssimo estado e atolada em dívidas, a ponto de tirar as noites de sono de Natalie.
PERSONAGENS
Mais à frente somos apresentados ao avô de Natalie, que já apresentava perdas de memórias, como consequência da demência, e este sempre a confundia com sua mãe. Frequentemente, Natalie tinha que relembrá-lo sobre pessoas e situações. Outro personagem importante é Peach Gallagher, que é nada mais nada menos que um “faz tudo” contratado por sua mãe para auxiliar na melhoria da livraria. Desde o início é possível ver muita química entre Natalie e Peach, mas ainda há muitas barreiras na mente da protagonista.
MAIS QUE UM ROMANCE
A Livraria dos Achados e Perdidos mostra a protagonista Natalie insatisfeita com a própria vida, mas depois de uma grande perda, passou a valorizar mais o momento, e não sobreviver apenas de lembranças. Como lidar com o luto se você agora está no lugar mais amado daquela pessoa? Tudo a sua volta tem o cheiro dela, a marca dela, tudo lembra ela.
Como lidar com mares de dívidas depois de pedir demissão do “emprego dos sonhos”, prédio caindo aos pedaços e um familiar muito doente? As preocupações pareciam que nunca iam ter um fim, no entanto, há sempre uma luz no fim do túnel. Uma vez que você está disposto a tentar, tem a possibilidade de vencer.
O livro tem uma leitura extremamente fluida, história e diálogos bem construídos e vale a pena ser lido, é algo que vai te fazer chorar, vai fazer você correr para dar um abraço no seu ente querido e te deixará com o coração quentinho.