UNIFRUIT inicia processo de exportação dos sabores da Amazônia para Europa, América do Norte e Sul
Por meio do PEIEX, Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Apex-Brasil e realizado em parceria com a Fundação Paulo Feitoza (FPF Tech), esse ano a UNIFRUIT irá iniciar o processo de exportação das polpas para países da Europa, América do Norte, e também da América do Sul.
A empresa trabalha para estimular o desenvolvimento da produção agrícola local e, de acordo com Claudimar Nascimento, CEO da UNIFRUIT, isso auxiliaria no incremento da cadeia regional
“A gente gera receita e renda que acabam sendo distribuídas para toda a nossa região, ou seja, atuamos também com a economia circular regional, promovendo lucros aos produtores agrícolas da nossa comunidade”.
O diferencial da empresa é contar com cerca de 200 produtores de frutas locais cadastradas, sendo a polpa de abacaxi o carro-chefe da UNIFRUIT. A prioridade é preservar a floresta com práticas de cultivo mecanizada, controle no uso de defensivos agrícolas e o trato cultural do homem da Amazônia.
A empresa zela pela excelente qualidade dos produtos, pois são fabricadas polpas puras e pasteurizadas, sem glúten, corantes e conservantes, com frutas sempre fresquinhas.
Com objetivo de auxiliar no desenvolvimento da produção de frutas no Distrito de Novo Remanso, localizado no município de Itacoatiara (175,89 km de Manaus), a empresa iniciou as atividades em 2006 e contou com o apoio inicial do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM).
A UNIFRUIT, atualmente, conta com a parceria do SEBRAE, da Apex Brasil, por meio da FPF Tech, e a expectativa com a exportação é grande, de acordo com Claudimar.
“O processo de exportação é muito bacana, é um mercado muito promissor, mas que exige o triplo de dedicação e esforço. Mas, estamos confiantes! As dificuldades são muitas, pois o mercado internacional é bem exigente, mas com o apoio que estamos recebendo, que conta com cursos, treinamentos e diversos outros benefícios, temos certeza de que tudo dará certo, principalmente por conta da ajuda desse programa da Apex e da FPF Tech. Só temos que agradecer essa parceria”, ele finaliza.
Para mais informações, acesse o site https://www.unifruit.com.br/.
PEIEX e FPF Tech
Segundo Olinda Marinho, contratada da FPF Tech para atuar como coordenadora do PEIEX, a contribuição da FPF Tech nesse programa é preparar as empresas para o mercado internacional. “O nosso papel é, além de oferecer a infraestrutura adequada para atendimento e designar profissionais especialistas em comércio exterior para orientar os empresários nos caminhos mais adequados para se prepararem para competir no mercado internacional, também de contribuir de forma direta no processo, especialmente usando a logística e a tecnologia oferecida pela FPF Tech, para os atendimentos remotos e conexões nacionais e internacionais nesse processo de internacionalização das empresas locais”, comenta.
Já de acordo com Roberto Garcia, Diretor de Projetos e Desenvolvimento e Negócios da FPF Tech, a instituição atua há anos na promoção do empreendedorismo inovador na região Norte. “Além da contribuição da FPF Tech na implantação de novas tecnologias na área de software e hardware nas empresas locais, a instituição coordena há mais de 20 anos de um programa de responsabilidade social de inclusão digital gratuito em informática que já graduou mais de 25 mil pessoas carentes da nossa região, vimos uma ótima oportunidade de também trabalhar em parceria com a APEX para atuar como coordenador do PEIEX para as regiões metropolitanas de Manaus e Roraima, contribuindo com a geração de renda e capacitação em exportação do ecossistema de empreendedores da nossa região”, destaca.