“Bolsonaro não tem sido amigo do Amazonas”
O deputado estadual Serafim Corrêa (PSB) foi o único contrário ao Projeto de Lei que concedeu o Título de Cidadão do Amazonas ao presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido). Na ocasião, o deputado disse que Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia e nem do Amazonas.
A proposta, de autoria do deputado Delegado Péricles (PSL), foi aprovada na sessão híbrida desta terça-feira, 20, da ALE-AM (Assembleia Legislativa do Amazonas).
“Quero deixar bem claro que essa é uma manifestação minha, pessoal, política, partidária. Peço todas as vênias ao deputado Delegado Péricles, com quem tenho uma ótima relação de amizade, mas eu votarei contra esse projeto. O presidente Bolsonaro não tem sido amigo da Amazônia, do Amazonas e de Manaus”, disse Serafim.
O parlamentar lembrou, ainda que Jair Bolsonaro subestimou e ironizou a pandemia do novo coronavírus, que até esta segunda-feira, 19, levou à morte 375 mil brasileiros. O Amazonas protagonizou um dos piores cenários da pandemia, com recorde de mortes e internações pela doença. Houve colapso na saúde e no sistema funerário. A situação foi tão crítica, que faltou oxigênio nas unidades de saúde no Estado e pessoas morreram pela falta do insumo. Nessa mesma época, o presidente Jair Bolsonaro chegou a dizer, sobre a crise de oxigênio no Amazonas que “não é competência do governo levar oxigênio“.
“Ele subestimou a pandemia, ele não comprou vacinas quando era para comprar, o seu ministro negligenciou o nosso estado na crise do oxigênio, tudo isso tem trazido sofrimentos para o nosso povo. A Zona Franca vive sendo atacada e o seu ministro da Economia, Paulo Guedes, faz cara de paisagem. Portanto, não voto a favor deste projeto e com todo carinho, respeito que tenho pelos demais colegas que entendam diferente, repito, voto contra”, complementou o deputado.
Leia também: “Não temos outra saída a não ser vacinar”, diz Serafim.