Jogos Eletrônicos: Uma odisseia pela história dos jogos – Parte 1
Desenvolvidos para o entretenimento e o esporte, os games e jogos eletrônicos possuem uma longa história de desenvolvimento em conjunto com a evolução tecnológica.
Muito popular com jovens e adultos, os videogames revolucionaram o entretenimento desde muito cedo, concebendo aos seus jogadores as mais diversas experiências através de seus objetivos, conceitos e game design. Este artigo terá três partes que auxiliará você caro leitor a entender melhor o mundo dos jogos eletrônicos desde seu início até aos tempos atuais.
A origem dos primeiros jogos eletrônicos aconteceu por meio de pesquisas científicas com tecnologias de ponta da época que foi desenvolvido, o primeiro game que se tem registro foi feito pelo físico americano Willy Higinbotham, em 1958, nomeado de Tennis for Two (Tênis para dois), ou como ficou conhecido posteriormente Pong, sendo então pioneiro no que viria a ser a grande cultura que seria o Games.
Durante a época criar jogos era tido como hobbie e todos eles possuíam grandes influências da corrida espacial que ocorria nos anos de 1957 e 1975, assim como a maioria das produções audiovisuais da época. Como por exemplo Star Trek, Star Wars, Space Invaders e demais infinidades de conteúdos relacionados ao espaço.
Popularização
Saltando alguns anos, mais exatamente no início dos anos 80 com o lançamento de Space Invaders, esse período ficou conhecido como a Era de Ouro dos Arcades no mundo todo sendo um período de grandes avanços tecnológicos e criatividade no design de jogos eletrônicos.
Jogos como Pac-man, Dong Kong, Battlezone, Star Wars entre outros foram os mais populares da época, sendo base para gêneros de jogos bem comuns hoje em dia como plataforma e shooter.
Surgem então, uma corrida de diferentes desenvolvedoras iniciantes no mercado, em destaque nesse mar eletrônico estão a Nintendo fundada em 23 de setembro de 1889, em Quioto no Japão; e a Sega fundada em 3 de junho de 1960 em Honolulu no Havaí, EUA.
Criando ícones da cultura geek como Mário e Sonic, as empresas apostavam em um gênero popularizado pelo Dong Kong, os jogos de plataforma, dos quais se distanciam da temática espacial e assumem um formato lúdico.
Ambas as empresas ganharam reconhecimento na historias pelos seus jogos e consoles sendo uma grande revolução da era dos fliperamas para os de console de mesa. Desta forma o mundo dos games dão seus primeiros passos para assumirem narrativas mais complexas e experiências diferentes.
Fotos: Divulgação
Texto: Clinsman Brito
Clinsman Brito
Jornalista, apaixonado por tecnologia, games, podcasts e tudo sobre o universo geek.
Tem experiência na produção de programas de rádio e diversos eventos culturais.