Dia das Meninas: escola de Tempo Integral bilíngue celebra festa típica da cultura japonesa
O Hinamatsuri, ou Dia das Meninas, tradicional festa da cultura japonesa, foi festejado com uma programação diferenciada, na primeira escola pública bilíngue Português-Japonês do país.
A Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Professor Djalma da Cunha Batista, na zona sul de Manaus promoveu, na última semana, uma série de atividades realizadas pelos alunos, por meio das aulas remotas.
A principal característica do Dia das Meninas são as bonecas típicas que ficam expostas em plataformas com panos vermelhos. Elas representam o Imperador, a Imperatriz, serviçais, senhoras da corte e músicos com as vestimentas tradicionais do período Heian.
Com isso, os estudantes dos 6º e 7º anos produziram uma série de cartazes e maquetes, constituídos pelas bonecas, principal símbolo do Dia das Meninas.
O tradicional dia é comemorado pela escola desde 2016, assim como outras datas comemoradas dentro da cultura japonesa e, dessa forma, com exposições, apresentações e outros.
Dessa vez, os alunos produziram bonecas com materiais que tinham em casa, como cartolina e papelão.
Sobre a cultura: Na tradição japonesa, no dia 3 de março, a menina convida seus amigos para um chá, onde serve aos convidados o hishimochi (bolinho doce de arroz) e o saquê sem álcool. A comida tradicional é chamada arare, coloridas bolachas que são comidas com molho. Durante a festa, a anfitriã poderá cantar uma música antiga para entreter seus convidados.
Texto e Fotos: Seduc-AM
Leia também: Educação em tempos de pandemia: ‘Momento de construção’, diz professor