Com a chegada do ‘Teatro.Doc’, em abril, a trajetória de grupos e movimentos teatrais do Amazonas ganhará o mundo por meio das plataformas digitais.
É no canal do Teatro na Rede, no Youtube, que o público vai conhecer o projeto “Teatro.Doc”, com oito representantes dessa linguagem artística: Cia de Teatro Metamorfose, A Rã Qi Ri, Ateliê 23, Interarte, Grutec, Soufflé de Bodó Company, Projeto Arte e Comunidade e Grupo Criatê.
O projeto foi contemplado no edital Prêmio Feliciano Lana, operacionalizado no Estado pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
A proposta do “Teatro.Doc” é exibir um episódio, de 20 minutos de duração, por semana. O projeto vem para gerar conteúdo formativo, documental, histórico e de memória sobre grupos atuantes no Estado, a fim de entender como funciona o cenário do teatro local e despertar o interesse da nova geração.
Foram eleitos oito representantes que estão em atividade e resistindo através dos anos e apesar da pandemia, tanto os mais antigos, como o Grutec, que tem 40 anos, quanto os mais novos, egressos das universidades, vindos das periferias, mas todos desenvolvendo trabalhos com consistência e constância”.
Produção
Para apresentar o panorama da resistência teatral do Amazonas em minidocs, as locações foram os espaços dos grupos, mas com as medidas de restrição devido a pandemia da Covid-19.
A ficha técnica do Teatro.Doc traz Ellen Fernandes na produção executiva e assistência de direção, Hamyle Nobre na operação de câmera, áudio, edição e mídias sociais e Thaís Vasconcelos como designer e Dinne Queiroz como atriz, diretora, arte educadora e criadora de conteúdo digital.