Vencedores do Grammy estarão no palco do Amazonas Jazz
A 10ª edição do Festival Amazonas Jazz, que ocorre de 21 a 29 de março, traz vários vencedores do Grammy, a maior premiação da indústria fonográfica mundial.
Um desses nomes é o trompetista e flugelhornista Randy Brecker, que por mais de quatro décadas ajudou a moldar o som do jazz, R&B e rock contemporâneo, acumulando 19 indicações e sete troféus do Grammy.
Leia mais:
Secretaria de Cultura e Economia Criativa divulga programação especial na capital
O artista, natural da Pensilvânia, Estados Unidos, fará parte do espetáculo de encerramento, tocando ao lado da Amazonas Band, a grande anfitriã do evento.
Na mesma noite também se apresenta a intérprete, compositora e pianista, Leila Pinheiro, uma das maiores estrelas da música popular brasileira.
Mais astros
O badalado trompetista norte-americano, Keyon Harrold, também é uma das atrações premiadas com o Grammy.
Descrito pelo virtuoso do jazz Wynton Marsalis como “o futuro do trompete”, o músico nascido em Saint Louis, no Missouri, apresenta-se com seu quinteto pela primeira vez em solo brasileiro.
O artista compõe a segunda noite do festival, que será aberta pela cantora amazonense Karine Aguiar, com seu projeto “Jungle Jazz”.
Outro vencedor do Grammy é o baterista Jeff “Tain” Watts, de Nova York.
O artista, duas vezes eleito o melhor baterista em atividade pelo público da prestigiada revista norte-americana “Down Beat”, já tocou ao lado da nata do jazz, incluindo os irmãos Wynton e Branford Marsalis, além de Betty Carter, Michael Brecker, Alice Coltrane e Ravi Coltrane.
O público amazonense poderá conferir sua performance no dia 26 de março, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, mesma noite em que se apresenta o trio do pianista Amilton Godoy em companhia do gaitista Gabriel Grossi, com um repertório eclético que aborda, entre outras estéticas, a música de Villa-Lobos com uma leitura diferenciada.
Line-up virtuosa
Quem também se destaca no line-up é o virtuoso do trombone e arranjador norte-americano, John Fedchock, com duas indicações ao Grammy e uma carreira de sucesso que se estende por mais de três décadas, como um dos maiores artistas de jazz de Nova York.
Fedchock é considerado um dos grandes arranjadores da história do jazz, tendo alcançado notoriedade como responsável pelos arranjos da lendária big band de Woody Herman.
A apresentação do artista no Festival Amazonas Jazz ocorrerá no dia 27 de março, a partir das 20h. Antes dele, o público poderá conferir o concerto do guitarrista, compositor e arranjador, Bruno Mangueira e quarteto, que abre a noite de espetáculos.
Destaque latino
Fechando a lista, o porto-riquenho Edsel Gomez, um dos principais pianistas de jazz latino do mundo e também indicado ao Grammy, desembarca na capital amazonense.
Ele traz o grupo Triumvirate, que faz show no dia 28 de março.
A atração sobe ao palco após apresentação do quinteto liderado por um dos maiores nomes do trompete no Brasil, Daniel D’Alcântara.
Ao todo, o palco do Teatro Amazonas receberá 16 espetáculos, dois por noite, ao longo do festival de jazz.
Os ingressos já podem ser adquiridos na bilheteria do teatro.
E no site Bilheteria Digital (www.bilheteriadigital.com) por valores que variam de R$ 20 a R$ 80.
Na lista de atrações premiadas, consta um representante brasileiro:
O Trio Corrente, vencedor de dois cobiçados gramofones dourados — o Grammy Awards e o Latin Grammy.
Eles ganharam na categoria de Melhor Álbum de Jazz Latino por “Song For Maura”, uma parceria com o saxofonista cubano, Paquito D’Rivera.
O show do grupo paulista ocorrerá no dia 25 de março, a partir das 20h, no Teatro Amazonas, e será seguido pela apresentação de Marcelo Coelho & Mclav.In. e quarteto, com participação especial de MC Kamau e DJ Raffa Santoro.
A programação completa do evento está disponível no site: www.festivalamazonasjazz.com.br.
Fotos: Divulgação