Centenário da escritora Clarice Lispector será comemorado nesta semana
Para o Brasil, esta semana é marcada pelo centenário de nascimento da consagrada escritora Clarice Lispector. Ela nasceu na Ucrânia em 10 de dezembro de 1920, naturalizou-se brasileira e foi reconhecida como uma das principais autoras do país. Romances, poesias e contos fazem parte dessa carreira privilegiada. Obras como “A hora da estrela” e “A paixão segundo G.H.” estão entre as mais famosas de sua trajetória. Mas, ela também atuou como jornalista.
Morte e Memória
Clarice morreu em 1977. A história dela tem sido destaque em materiais na Empresa Brasil de Comunicação. Neste ano especial de centenário, a memória dela é celebrada com uma série de lançamentos, incluindo o livro “Todas as Cartas”.
Neste centenário, Clarice foi homenageada em mostra na Universidade de São Paulo. Nos últimos anos, as rádios EBC, incluindo a MEC, celebraram a memória da escritora em programas como “Perfil Mulher” e “Prosiverso”, e seus textos foram apresentados em forma de narrativa e dramaturgia em programas como “Visão da Literatura” e o infanto-juvenil “O Contador de Histórias”.
O dia 11 de dezembro, seguinte ao centenário de Clarice Lispector, é também de relembrar outra data importante para a cultura brasileira, os 110 anos do nascimento de Noel Rosa.
Lembrança de uma tragédia
Esta semana também trará reflexões sobre um assassinato parou o mundo no dia 8 de dezembro de 1980. A memória dos 40 anos da morte do músico inglês John Lennon, da banda The Beatles, é uma das principais memórias que devem ser tratadas nesta semana. Lennon foi alvejado na ocasião por quatro tiros disparados por Mark Chapman (que desde então cumpre pena de prisão perpétua). Em outubro deste ano, Lennon faria 80 anos de idade.
Veja também: Portal Maloca – Boi Caprichoso anuncia Patrick Araújo como novo levantador de toadas
Veja mais: Agência Brasil
Foto: Reprodução/Instituto Moreira Salles