O Manaus FC fará neste sábado (28), a primeira das duas “finais” que tem pela frente na busca pela tão sonhada classificação para o quadrangular decisivo da Série C.
Em quinto lugar na tabela de classificação com 23 pontos, o esmeraldino só depende de suas próprias forças para avançar de fase.
E o primeiro oponente das duas “finais” será o vice-líder do Grupo A, o Clube do Remo (PA), que tem 27 pontos na tabela de classificação.
O jogo será, às 18h, na Arena da Amazônia, com transmissão pela DAZN, e em áudio pela Manaus FC TV, canal do Gavião do Gavião do Norte, no YouTube.
A segunda “final” está agendada para o dia (06), diante do já rebaixado Imperatriz (MA), fora de casa.
A preparação
O técnico do Gavião do Norte, Luizinho Lopes falou sobre os preparativos para partida contra a equipe paraense.
“A preparação está muito boa, nós estamos tendo uma sequência aí de semanas de um índice muito bom de aproveitamento nos treinamentos, graças ao comprometimento dos atletas, a comissão, a diretoria, todo mundo muito focado no dia a dia. A expectativa é de literalmente uma grande final. Estamos concentrados, trabalhando duro e com bastante humildade para que a gente possa chegar o máximo preparado possível para este grande jogo”, diz o treinador.
Os números
O esmeraldino está no pelotão dos times que menos perderam na competição. Foram apenas três derrotas, o mesmo número de Remo (PA) e Vila Nova (GO).
Entre os 20 times da competição, somente o Santa Cruz (PE) sofreu menos derrotas: apenas duas. No Grupo A, o esmeraldino é o único que ainda ostenta a invencibilidade em casa.
“A gente vem tendo uma campanha muito boa dentro de casa. Uma invencibilidade que já se arrasta por muito tempo, porém, a gente tem que se apegar ao jogo, pensar só nisso, pensar que realmente nós temos que vencer para buscar a nossa classificação. Deixar um pouquinho essa questão da invencibilidade, para que a gente não perca o foco, porque se a gente não ralar bastante, se a gente não entrar bastante determinado, com muita força de vontade, com muita concentração, fatalmente você não consegue seus objetivos”, alerta Luizinho.
Turbulência
Os oito empates na competição, renderam ao esmeraldino, momentos de forte turbulência durante a campanha no Brasileirão.
Dificuldades que foram superadas graças à força do elenco e aos nervos de aço do comandante do Gavião do Norte.
Luizinho deu a receita para superar tantas adversidades.
“O treinador tem que ter alguns princípios bem definidos para você se portar durante um processo à frente de uma equipe. Primeiro, é você não se emocionar”, ressaltou.
“Você é muito visado por todos os lados. Existe muita pressão. A gente não pode se emocionar. Temos que nos apegar às nossas convicções, ao trabalho diário. Não se empolgar quando vence, nem desanimar quando perde”, destacou o treinador.
“Nos empates é a mesma coisa. A gente sempre tem que estar analisando, a gente sempre tem que acreditar que o processo vai ter uma sequência, um início, um meio e um final. Muitas vezes a gente não consegue corrigir logo e se poda um processo, uma continuidade. Mas nós temos que acreditar”, disse.
Veja também: 3B ganha reforço no ataque para o confronto com o Real Brasília
O treinador conta que quando chega a uma equipe, põe em mente que o trabalho vai ser iniciado e vai ser terminado.
“Não é numa derrota que a gente vai entregar os pontos, que a gente vai se emocionar, perder as nossas convicções. É processo e ainda não foi finalizado. Nós ainda não ganhamos nada, nós estamos ainda dentro do processo que nos traçamos aqui para o Manaus. Ainda faltam dois jogos para que a gente conclua o primeiro momento, que é a fase de classificação”, finalizou o comandante.
Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC