Apesar de uma citação de um polêmico artigo escrito pelo apresentador Tiago Leifert, o Tribunal Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do vôlei derrubou a advertência aplicada a Carol Solberg em primeira instância, no mês passado.
Julgamento
O julgamento aconteceu nesta segunda-feira (16), em ambiente virtual, após a defesa da jogadora recorrer da punição aplicada pela 1ª Comissão Disciplinar.
O placar final terminou em 5 x 4. Mesmo auditores que votaram pela manutenção da advertência avaliaram que a fala não aconteceu em local inapropriado, mas não descumpre o regulamento, que precisa ser revisto pela CBV.
Entenda o caso
Em resumo, Carol gritou “Fora, Bolsonaro” depois da partida que valia o bronze na primeira etapa da temporada do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia, em entrevista transmitida pelo SporTV. A denúncia de Carol pela procuradoria do STJD causou polêmica em nível nacional. No julgamento realizado no mês passado, os auditores evitaram punir a jogadora, suspendendo-a, mas deixaram claro que eram contrários a manifestações do tipo. Assim, ela foi multada em R$ 10 mil, mas a pena foi revertida em advertência.
Defesa de Carol
Portanto, a defesa de Carol; formada pelo especialista em direito esportivo Leonardo Andreottti e pelo presidente da OAB nacional Felipe Santa Cruz; optou por recorrer; entendendo que o caso era emblemático e que inocentá-la seria uma forma de abrir jurisprudência para que outros atletas também tenham liberdade para se expressarem.
Julgamento do recurso
Por fim, no julgamento do recurso, os dois primeiros auditores votantes rejeitaram o pedido de Carol, acompanhando o relator Eduardo Affonso de Santis Mendes de Farias Mello. Terceiro a votar, o auditor Vantuil Gonçalves Junior leu texto do apresentador Tiago Leifert para justificar seu voto, defendendo a advertência. “Quando política e esporte se misturam dá ruim”, escreveu Leifert na ocasião, como lembrou o auditor. ” A gente precisa respirar. Você liga no basquete, no vôlei, no futebol para ter umas duas horas de paixão, suspense, humor”, leu Gonçalves Junior.
Veja também: Portal Maloca – Flamengo não usa ‘quarteto mágico’ há 24 jogos
Veja mais: UOL
Foto: Divulgação/FIVB