Médicos encontram coronavírus em pulmão de homem morto há 27 dias
Médicos do Hospital Geral de Watford, no Reino Unido, encontraram coronavírus nos pulmões de um paciente morto há 27 dias.
O jornal científico BMJ Case Report publicou o caso.
O paciente morreu sem diagnóstico de Covid-19. Um exame do tipo PCR foi feito logo após o óbito, mas o resultado foi negativo. Como o homem teve sintomas associados à infecção, como falta de ar e febre alta, os médicos decidiram coletar amostras dos pulmões quase um mês depois do falecimento.
“Acreditamos que esta seja a primeira vez que o vírus foi detectado no tecido pulmonar 27 dias após a morte”, escreveram os especialistas no artigo científico. Eles reforçam ainda a importância de realizar autópsias en pacientes que faleceram com Covid-19 e os cuidados com o manuseio de cadáveres e amostras de laboratório.
Mutações
Maria Van Kerkhove afirmou, no dia 30/10, que o coronavírus sofre mutações de forma mais lenta que outros vírus, mas é preciso monitorá-las.
Ela é líder técnica da resposta da Organização Mundial da Saúde (OMS) à pandemia de Covid-19.
“Vamos continuar a ver mutações e isso é esperado. É importante definir quais são as mais importantes”, disse a epidemiologista em uma entrevista coletiva. Segundo ela, nenhuma mutação até agora se mostrou mais letal ou mais contagiosa.
Veja também: Portal Maloca – Paulinho do Roupa Nova é intubado por conta do coronavírus
Veja mais: Metrópoles
Foto: Pixabay/@Visuals3D/Divulgação